Qual a diferença entre semijoias e bijuterias?

Uma dúvida comum entre as mulheres é saber a diferença entre semijoias e bijuterias. São acessórios que até podem ser semelhantes em alguns aspectos, mas se diferem em várias outras características.

As bijuterias são peças mais simples, normalmente feitas de material com baixa qualidade, e não são banhadas em prata ou ouro. Como sua produção envolve metais como níquel, são mais suscetíveis a darem alergias e irritações na pele. Além de serem peças de baixa durabilidade, tendem a ser opacas e sem muito brilho ou acabamento final.

Já as semijoias, podem ser produzidas tanto em latão, estanho ou bronze, ou por um metal mais nobre, e são revestidas de ouro, ródio branco ou ródio negro. Quando possuem um banho de qualidade, podem ser facilmente confundidas com as joias. Problemas como irritação e alergias são mais improváveis de ocorrer e, quanto ao acabamento, são peças polidas e recebem um banho extra de verniz, o que intensifica o brilho da peça. Como em sua estrutura utiliza matéria-prima mais barata, acaba tendo um valor mais acessível e, com os cuidados adequados, suas semijoias podem durar anos com uma boa aparência.

Você já sabia dessas diferenças? Se não, me conta nos comentários o que achou, e não esqueça de compartilhar com as amigas!

marcela moraisPor Marcela Morais
@marcelamoraisb

 

Deixe o seu comentário